segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Nossa igreja é a única fundada por Cristo?


Outro dia ouvi uma belíssima homilia numa missa de domingo.
Talvez tenha gostado mais porque o padre pediu a um leigo pra falar no lugar dele.
E o cara falou legal, de maneira simples, mas bem entusiasmada.
A homilia estava indo bem, belíssima mesmo, até a hora em que ouvi a velha máxima:
"A nossa igreja é a única fundada por Cristo".
Aí complicou...
Será mesmo que a igreja fundada por Jesus é esta igreja, católica apostólica e romana, que tem como representante maior um papa que, para chegar até o posto de substituto de São Pedro, precisou fazer campanha, inaugurando uma nova era nos conclaves: a política escancarada pelo poder?
Será que esta igreja não está tão desviada da mensagem central dos evangelhos a ponto de se tornar indigna de levantar a voz para proclamar esta sua máxima?
Quem somos nós, católicos, perdidos entre incoerentes denúncias de pedofilia e homossexualismo, para defender este tipo de "verdade"?
Que moral nós temos para dizer que esta ou aquela igreja não foi fundada por Cristo?
E se o próprio Cristo tiver inspirado, através do Espírito Santo, a criação de uma igreja mais próxima de seu evangelho?
E se foi Ele que inspirou esta ou aquela discidência?
E se foi Ele que se manifestou, através de sinais claros, para mostrar a cada católico os subterrâneos podres de nossa igreja atualmente?
Srs. Papa, Cardeias, Bispos, Padres, Diáconos, Ministros... Quem são vocês?
Olhem para dentro de si e expulsem os vendilhões que habitam seus próprios templos...Olhem para fora de si e expulsem os demônios que lhes vestem com túnicas de vaidade e de hipocrisia...Olhem para o mais próximo e se perguntem: ainda sou capaz de amar, desinteressadamente? Ainda sei vivenciar aquele amor Ágape dos evangelhos? Desafio vocês a responder que sim. Mas se a resposta for afirmativa, Srs., então concedam a este inconformado um último pedido... Comecem amando os que pensam diferente de vocês... Eles estão próximos e também são seus irmãos... Ou vocês também esqueceram disto? Nada de condená-los ou de condenar suas verdades... Amem cada um deles, se o coração de vocês ainda tiver um espaço reservado para o maior de todos os mandamentos...

8 comentários:

R. Giskard Reventlov disse...

A resposta óbvia é: todas e nenhuma.

Em diversos graus de semelhança e diferença. Talvez o mestre Jesus não tenha fundado nenhuma igreja, em especial. Mas várias igrejas feitas de pessoas.

Saminda disse...

Boa tarde amigo

Creio que a igreja é um lugar onde nós podemos louvar ao nosso criador, e que a doutrina é uma ponte entre o homem e Deus. Mas acredito que Deus reside dentro de cada um de nós, indepemdente da religião, com ou sem ela, Deus ainda existirá. Mas é lógico que existem falsos profétas.

Boa tarde, obrigado por postar em meu blog.

Angel

Gabriel disse...

Interessante verificar a intenção de outros humanos nessa nossa "brigada" formada para os questionamentos...como sempre não estão satisfeitos e não fazem nada para mudar as coisas...a própria raça humana que transformou os ensinamentos de Cristo nisso que vocês chama de religião católica apostólica romana...hahahahaha...só os humanos realmente para terem tanta imaginação ao ponto de realizarem tal façanha...o que eu acho mais impressionante é como vocês realmente fazem de tudo para tornar as religiões de vocês legitimas pregadoras da palavra de Deus e ao mesmo tempo criam historinhas para embasar os seus fundamentos...colocaram o pobre Simão como primeiro "Papa" sendo que os que colocaram ele foi os que o caçaram...e o mesmo nem chegou a ir em Roma para ser tal...e o mais impressionante foram os seus sucessores...todos poderosos da aristocracia Romana...como é que vocês podem dizer que a religião deles ou de vocês não é a verdadeira...se foram eles que forjaram metade das histórias e passaram adiante o poder que tinham em mãos para que não perdessem tanto o poder de "Deus" como o seu "trono"...então como podem duvidar de algo criado assim...em outros tempos seriam castigados, torturados e provavelmente queimados...hehehehehehe...eu me divirto com vocês...mudam tudo por bel prazer e ainda por cima se fazer de "santos"...espero que somente uma coisa sobre disso tudo...que vocês realmente entendam o que lhes fora ensinado...e siga isso...somente isso...

Frantcescco, a santidade humilde disse...

Onde houver ódio, que eu leve o amor;
ofensa? que eu leve o perdão; discórdia? que eu leve a união; dúvida? que eu leve a fé!
Ser instrumento da paz de Cristo!
Onde houver erro, que eu leve a verdade; desespero? que eu leve a esperança; tristeza? que eu leve a alegria; trevas? que eu leve a luz!
Ter a consciência de que morrer é transportar-se para a nova e infinita vida. Mas, em vida, procurar compreender mais que ser compreendido, consolar mais que ser consolado, amar mais que ser amado. Transmitir a mensagem de que só se recebe, doando;só se é perdoado, perdoando...
Senhor, fazei-me sim quando o mundo é não; fazei-me abraço quando o mundo se fecha; fazei-me canção quando o mundo não escuta; fazei-me diferente, quando o mundo é tão igual...
Que eu possa reconhecer-te também em outros credos, possa admirá-lo também em outros cultos, possa amá-lo também nos que divergem de mim!
Amém!

Didier disse...

Tudo tão relativo, tão etéreo, tão solto...
O mundo é não, mas é moinho, irmão...
Esmigalha os farelos que ainda restam, se não nos alimentarmos deles para nos fortalecer!
O mundo se fecha, se as cabeças não se abrem, irmão...
Ser instrumneto de paz, mas também da guerra de Cristo, se assim for necessário... Ninguém é capaz de apontar alguém mais batalhador do que Ele, que deu a vida pelo que acreditava e guerreou contra tudo, contra todos, contra si mesmo, contra seu lado humano e covarde que dizia: foge!
O mundo não escuta, se as vozes se calam, irmão!
Muitos não escutaram as canções de teu nobre coração, mas ouvirão os gritos já roucos de minha angústia e aversão ao teatro montado de uma igreja hipócrita e submissa aos vícios de seus líderes...
Perdoe-me, irmão...
Estou cansado de tudo isso...
Cansado de ver padres chegarem para celebrar a ceia do senhor, acompanhados de seus "bofes"...
Isso me enoja!
Não tenho seu grau de espiritualidade...
Não tenho seu nível de paz interior...
Sou muito mais Pedro que Francisco de Assis...
Sou muito mais fraco e, ás vezes, muito mais forte...

R. Giskard Reventlov disse...

Mestres humanos e divino, toda essa subjetividade realmente me confunde. Refletindo sobre as assim ditas "verdades históricas" e ainda sobre as escrituras, pesquisando sobre a exegese bíblica e outros diálogos a cerca das escrituras santas, decidi que a divergência é completamente transversal.

Em última instância, a atemporalidade do divino invalida o conceito de primeiro e último.

Explicando: "é preciso arrepender-se, mesmo que no último segundo de vida". Assim, a "igreja" do mestre Jesus é a igreja arrependida, ao final.

Didier disse...

usando a sua lógica, giskard, se a igreja do Senhor Jesus é a igreja arrependida, logo não é esta igreja que está aí... Não com estas lideranças nada arrependidas.

R. Giskard Reventlov disse...

Logicamente, considerando suas lideranças, não seríamos a igreja do Mestre Jesus. No entanto a "nossa" igreja por assim dizer é muito mais que suas "lideranças". Ela é composta de todos os homens e mulheres de fé que lhe agregam, é composta por você e até por mim.

Ainda assim é insipente tentar definir qua a "verdadeira" igreja do mastre Jesus. Por isso a resposta, todas e nenhuma. O foco nào está na igreja em si, mas em nós mesmos, enquanto igreja.