terça-feira, 5 de agosto de 2008

E somos apenas seis....


Que grupo interessante este.
Como ele retrata um pouco do próprio mundo, nosso habitat.
Temos um Monge Punk, um Anjo irônico, um Fanático autêntico, um Humilde simplista, um Autômato programado e um "pensador" polêmico.
Dentro de uma mesma igreja...
Será que cabe mesmo tudo isso dentro dela?
E só somos a metade dos 12 apóstolos escolhidos por Cristo...
Se com 6 mal conseguimos nos entender e, às vezes, sequer toleramos nossas diferenças mais agudas, imagine com 12...
Mais uma vez Jesus se revela em sinais deixados há mais de 2000 anos...
Como as diferenças são importantes para a Igreja...
Teria sido muito mais fácil para Ele eleger 12 membros de uma mesma comunidade, todos pescadores, por exemplo... A unidade já estaria praticamente intrínseca, os valores seriam provavelmente os mesmos, já deveria haver até uma liderança reconhecida.
Mas não é isso o que Ele quer. Ele forma o grupo com um coletor de impostos, um ecônomo, um revolucionário, um agricultor e um carpinteiro, além dos outros pescadores. Além das diferenças profissionais, haviam também as regionais. Embora só Judas não fosse da Galiléia, nesta região haviam diversas linhas de pensamento e ação em relação à fé e à dominação romana.
Fico imaginando o quanto Jesus não deve ter se divertido com algumas discussões infrutíferas e desnecessárias entre seus discípulos, e o quanto Ele não teve que "catequizá-los" contra os ciúmes, as vaidades e os egoísmos...
Nós somos apenas seis e já perdemos tantas vezes o foco...
Como não será um conclave para a escolha de um Papa?
Como não serão as assembléias de Bispos pelo mundo afora?
Como não serão os concílios? Nada devem ter de conciliadores...
Mas acredito firmemente que é esta diversidade unida pela fé que é a proposta de Jesus. Estaríamos condenados ao automatismo, ao comodismo e à aceitação de tudo se fossemos todos unânimes em tudo.
Jesus nos deu várias provas de inaceitação, de força e fé. Ele não aceitou a morte de Lázaro e o ressuscitou. Ele não aceitou o apedrejamento da adúltera e a absolveu. Ele não aceitou os vendilhões do templo e os escurraçou. Ele transformou a vida do Centurião, salvando-lhe o servo. Ele mudou a história do cego de nascença, dando-lhe uma nova visão. Ele alterou o destino dos dez leprosos, curando-os. Ele aceitou o convite do jovem rico, mas não a sua condição social. Ele assumiu tanto o servir, o oferecer-se como cordeiro para a imolação, que diante de todas as tentações sua força interior jamais se dobrou.
E nós, temos que aceitar os vendilhões de hoje? Devemos condenar as adúlteras? Devemos aceitar a violência, a hipocrisia, a intolerância? Será que não chegou a hora de nos transformar primeiro, para depois tentar transformar o mundo, como Ele fez?
Fica aí meu desabafo...

3 comentários:

Gabriel disse...

A diversidade foi uma das maiores e melhores coisas que Deus promoveu para vocês...é essa diversidade que leva vocês para a evolução...tanto no que se refere a ciência como a fé que vocês "possuem" nele...é essa diversidade que faz com que cada uma busque seu ideal, porém sempre com alguém ao lado para lhes dar força e se apoiar em você também e seguirem juntos mesmo possuindo diferença...pois sempre foi necessário em toda a história da humanidade essa diversificação pois foi em cima dela que foi decido o que é melhor para todos em leis, bem estar coletivo entre outros benefícios...trazendo uma igualdade para todos...porém a grande maioria de vocês não sabem viver nessa diversidade...mesmo que cada um seja diferente do outro é necessário se ter a comunhão entre as partes para que tudo possa realizado...foi o que Jesus consegui perante os seus discípulos e soube explorar cada diferença para propagar os seus ensinamentos...só que vocês até hoje não conseguiram fazer isso sozinhos...sempre utilizam a diferença como uma forma de desculpa para não seguirem em frente juntos...uma pena isso...pois foi com essa diversidade que Deus fez de vocês seres diferentes para poderem povoar a Terra...

Anônimo disse...

Com esta abertura, vcs não são mais seis... Aceitam o sétimo, aí???

Anônimo disse...

Massa esse blog. Achei muito bom realmente lançar essas discussões pois todos nós precisamos não indagar a Deus ou deixar a nossa fé adormecer mais sim procurar o melhor caminho para colocar em prática os ensinamentos dele.