segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ação e reflexão




Acabei de vir de um encontro de jovens que aconteceu no último final de semana. Um encontro comum, como muitos outros, que tem defeitos e qualidades inerentes ao seu conteúdo. Coisas bonitas são ditas, uns são tocados, outros nem tanto, mas, afinal, o que é mais importante num encontro de jovens?

Ouvir belas palavras, ser tocado por algumas delas. Falar e ser ouvido. Palavras são coisas poderosas, que agem de maneira sorrateira nas nossas almas. As vezes ficam dias, semanas ou meses até que façam sentido. O importante mesmo é usá-las. Deixá-las agir.

Conhecer pessoas iguais a você, ou completamente diferentes, e perceber que são, na verdade, apenas pessoas. Únicas, indivisíveis e dividias. Que sabem e que não sabem quem são, como todo mundo aliás! E levar isso para o seu cotidiano, lembrando que gente é apenas gente e erra como gente.

Pensar, pensar muito. Certamente um momento a parte para refletir sobre você, sua vida, a vida dos outros, os porquês existenteciais também conhecidos como: e agora? Perceber que na vida não há um momento em que não ha crise. Perceber que vivemos em crise simplesmente por que vivemos. Viver é estar em crise.

Mas, antes de mais nada, de longe o maior benefício de um encontro de jovens é o resultado do testemunho da superação. É ver uma multidão de gente lutando pra mover um grão de areia, que talvez, numa reação em cadeia, vai derrubar uma montanha um século depois, mas agora é só um grão de areia. O maior testemunho é a ação, independente de gratificações, de metas, de cumprir objetivos traçados e preestabelecidos.

O importante é perceber que a vitória não é nossa, assim como não é nossa a meta, nem o objetivo. Somos apenas os braços, os trabalhadores, as ferramentas. Cabe ao dono da história decidir o que fazer com o resultado. E ele sabe...

3 comentários:

Didier disse...

Tudo muito coerente, irmão Miguel.
Contudo reflexão sem ação é morte!
"A Fé sem obras é vã"
Então, que este pequenino grão de areia comece a rolar, de fato, e provoque uma avalanche sobre ol malfadado clero que hoje posa de vestal, nos seus pedestais carcomidos pelos hábitos da vaidade, da permissividade e do corporativismo!
Juventude na igreja tem que ser sinal de escândalo, de mudança, de denúncia, de atitude.
Jesus era um jovem diante do sinédrio. Um jovem que não temeu ousar, escandalizar, enfrentar, denunciar, lutar pelas verdades para as quais veio ao mundo.
E vocês, jovens de hoje? Vão imitar Jesus ou escolher a cômoda caminhada do amém?

R. Giskard Reventlov disse...

Existem diversas metodologias estudadas sobre a "realização", quase todas elas passam pela tríade "reflexão, ação, avaliação". Perceba que duas delas são apenas pensamento. Assim, dois terços da existência é pensamento, um terço é ação.

Até Jesus passou grande parte da vida em oração, especialmente antes de agir, em geral, feroz e precisamente. Com grande impacto e retumbantes consequências.

Mais recentemente tenho refletido sobre os excessos do pensamento, que pode ser uma prisão, uma represa à ação. Como humanos, e atrelados nessa máxima trilogia, sempre existe muita reflexão sem ação, geralmente levando a estagnação ou conforto. Nesses momentos devemos procurar agir, mesmo que as consequências sejam, aparentemente, negativas.

É preciso resolver problemas, agir, de fato, para prosseguir, e não estagnar. Em todo caso, refletir, agir e avaliar são uma estratégia gratificante. Especialmente quando executada em trindade.

Gabriel disse...

Percebo que vocês estão cada vez mais procurando algo realmente que os complete... e essas formas de trocas de experiências em pró de algo maior ao mesmo tempo que traz dúvidas traz também boas respostas...mesmo que não sejam completas...Jesus nunca deu a vocês respostas completas...porém isso não significa que não se tenha solução...pois com isso ele fez com que vocês buscassem a ação como melhor forma de representar os seus ensinamentos..."Amai uns aos outros como eu vos amei"...não existe ação melhor que essa...pois o amor não foi criado somente para ser pensado...sentido...e sim para ser demonstrado...e é essa ação que vai realmente trazer as respostas para os dois terços citados pela máquina...o interessante é como o pensamento ainda continua conturbando a vida de vocês...ajam mais...tentem fazer as coisas acontecerem...deixem a mente somente aberta para que perceberem as oportunidades...e mantenham o coração sempre pulsando para que a ação realmente valha a pena...senão nenhum pensamento será suficiente para entender a natureza de vocês...e nenhuma ação completa que chegue a torne viva para sempre...