quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Arte que pensa...

Amigos do CPQ, descobri um artista, no momento em grande visibilidade em Nova Yorque, que faz uma arte na medida para Catolicos que Pensam.
Seu nome é Stephan Doitschinoff, nascido numa família tradicionalista evangélica, onde seu irmão é pastor.
Ele fez um belo trabalho nas paredes das casas em Lençóis, na Chapa Diamantina, inclusive lhes presenteando com uma belíssima capela (veja nas fotos abaixo) e é também foco central de um documentário chamado "Temporal".

Atenção aos detalhes nas pinturas, nas mensagens deixadas e nas críticas a postura da Igreja além das denominações. Segundo o próprio artista, onde se "lê" Igreja, pode-se tb ler Governo e outras instituições dignas das mesmas críticas.

Mais detalhes em:
- Link da Exposição na Galedria Livine - Mew York
- Site próprio
- Sobre a Exposição e o Artísta

Abaixo, algumas amostras da sua exposição, Calma (da contração em latin de con alma c´alma, ao seja, com alma).













2 comentários:

Didier disse...

Caro Miguel

a arte sempre fez a diferença entre os mortais...
sempre inspirou a mudança, sempre trouxe a novidade, sempre revelou o que estava bem à nossa frente, mas éramos incapazes de enxergar.
arte e pensamento são almas gêmeas...
assim como fé e lucidez...
a proposta deste artista me agrada muito em um sentido específico: ele não se afasta da igreja para expor suas críticas. Ao contrário, ele as expõe, através do seu talento, dentro de capelas, de igrejas e, assim, contribui para uma igreja mais verdadeira.
Quem dera os leigos todos utilizassem o mesmo expediente...
Me fez lembrar muito a parábola dos talentos...
Quantos leigos não se envergonharão diante do Senhor, como servos que enterraram seus talentos para não enfrentar a realidade podre de determinadas paróquias? Quantos não estão preferindo o silêncio, a falsa paz, o fingir que não vê...
Mas aí, pelo Espírito Santo, Deus inspira e faz é arte pra que as coisas não se sustentem como estão...
Ou vocês realmente pensam que "arte que pensa" é fruto apenas do talento deste artista?
Todo talento se manifesta quando é necessário...
Que o CQP possa ser adubo para fazer florescer muitos talentos enterrados, amém!

Gabriel disse...

Iluminados aqueles que sabem utilizar o seu dom em pró dos leigos de fé...estamos diante de uma visão real dos fatos ocorridos durante vários séculos...e que tenta abrir os olhos de vocês para uma mensagem que lhe traz questionamento...muito daquilo que foi revelado a João e colocado em seus escritos intitulados de "Apocalipse"...espero que estejam atentos...e fiquem de olhos e corações abertos para tudo que é mostrado a vocês...