domingo, 8 de março de 2009

O que mais sensibiliza: o estupro, o aborto ou a excomunhão?

Desnecessário revisitar em descrições o caso recem ocorrido da menina de 9 anos estuprada pelo pai, submetida a um aborto "terapeutico" (as aspas são pelo uso do termo um tanto contraditório) e seguido de excomunhão pelo Bispo de Recife. Tudo ocorrido na última semana.

Meu propósito aqui é não "chover no molhado" e, como pode parecer óbvio para qualquer leitor desse blog (se é que existe algum, sic), resumir uma nova configuração dos fatos.

Minha sugestão: Aos pais, fé (em Deus, claro); aos médicos, paz (uma vez que cumpriram com seu juramento hipocrático); ao estuprador, justiça (é o máximo que podemos esperar que não signifique vingança ou ódio simplesmente); e ao bispo, consequência (uma vez que seu nome será lembrado eternamente como o "excomungador", a despeito do apoio "canônico" no mundo conectado onde a informaçao não se esvai tão rapidamente, isso tem importância).

Ao fim de tudo, um pequeno saldo positivo (pequenino, frente a à dureza dos fatos): a aparição de alguns indivíduos que justificam o nome desse blog.
Vide: http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2009/03/08/aborto-e-excomunhao-catolicos-envergonhados/

2 comentários:

Didier disse...

Caríssimo Irmão CQPista

Minha meditação é um pouco mais tempestuosa do que a sua, em relação aos lamentáveis fatos citados...
Admiro sua racionalidade.
Não sei se feliz ou infelizmente, minha paixão pela mensagem de Cristo não me permite olhar os fatos sem me inflamar com as estúpidas distorções que seus "ditos" representantes têm a capacidade de continuamente realizar.
O que mais me deixa estupefato é a relação com o poder e com o autoritarismo que estes senhores insistem em achar que possuem, através de uma religião fundada sobre os pilares do amor, do perdão, da compreensão, da caridade e da comunhão entre os homens...
Quem são estes que se consideram capazes de fazer o que Cristo não fez nunca: excluir!
Que peso será que eles acham que tem a sua declaração de excomunhão??????
Será que eles ainda acham que o mundo é uma aldeia em que tudo mundo se conhece e que as pessoas "amaldiçoadas" por eles serão reconhecidas e rechaçadas nas igrejas onde entrarem para comungar sua fé? Será?
Será que eles pensam mesmo que esta questão está no contexto de suas interpretações absurdas?
Será que não enxergam que tudo é uma quastão de foro intimo, de livre arbítrio?
Será que já se esqueceram que o próprio Cristo transgrediu as leis vigentes em nome do amor e do perdão, da bondade e da comunhão?
Meu Deus do céu..Onde estamos afinal?
Que religião é essa que só se pronuncia para julgar, para excluir, para punir, para amedrontar, para ferir...
Que religião é essa que não estende a mão, que não tem uma palavra de amizade, de compreensão, ou até um silêncio de cumplicidade na dor...
Que religião é essa que só se cala quando os pretensos "excomungados" são seus próprios pares, envolvidos em crimes e pecados de pedofilia ou incoerentes envolvimentos homossexuais?
E o papa, meu Deus, porque não se cala, se não pode fazer nada mais do que assentir este tipo de comportamento absurdamente incoerente diante da palavra e do sacrifício de Cristo pela humanidade...
Não bastasse tudo isso, temos que ver tudo se inverter no que diz respeito às manifestações sobre o caso: o médico tem o discurso da caridade(que devia ser do bispo); o bispo tem o discurso da intrasigência(que devia ser do delegado) e eu, daqui da minha clausura virtual, tenho que me contentar em concordar com a primeira declaração coerente que o presidente anta deu em seus dois mandatos... Até ele conseguiu enxergar clara e indubitavelmente, os absurdos deste caso... perdão pelo desabafo, mas desta vez eles se superaram...

Anônimo disse...

engraçado.. a igreja... pra excomungar "abortista" é rapidinha.. agora pra excomungar mafioso, fascista, ladrão, corrupto etc. xiiii

nem falo dos padres envolvidos em crimes...