quinta-feira, 12 de março de 2009

Internet faz até Papa mudar de ideia

http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2009/03/12/internet-faz-ate-papa-mudar-de-ideia/

Excomunhão é mesmo uma lei de Deus que ninguém pode contestar?

Uma informação perdida no meio de um despacho da agência espanhola EFE mostra como a internet pode fazer até o Papa Bento 16 admitir que errou por ter revertido a excomunhão de quatro bispos ultraconservadores ordenados pelo arcebispo Marcel Lefèbvre, fundador da Sociedade São Pio 10º.

Se até o Papa, diante da reação da opinião pública manifestada pela internet, reconheceu falhas no processo de reversão da excomunhão de bispos radicais e mudou de ideia, por que o mesmo não pode acontecer, em sentido inverso, com o arcebispo José Cardoso Sobrinho, da Arquidiocese de Olinda e Recife, aquele que excomungou os médicos e a mãe da menina de 9 anos estuprada pelo padastro, grávida de gêmeos?

O Papa Bento 16 enviou carta manuscrita a todos os bispos católicos na qual cita erros na condução do caso e admite que a Igreja “não se deu conta” da forte reação às declarações do bispo Richard Williamson feitas pela internet, ao negar o Holocausto, que “se sobrepuseram de modo imprevisível à reabilitação dos prelados, causando um curto-circuito midiático que alterou o caso”.

Fundamental na recente campanha que elegeu Barack Obama para presidente dos Estados Unidos, a democratização do debate público pela internet finalmente chega à Igreja Católica, levando o Papa a admitir que a gestão do processo que revogou as excomunhões não foi “suficientemente explicada”.

Ainda está em tempo de dom Sobrinho se informar melhor sobre o que circula na internet brasileira a respeito das suas declarações sobre excomunhão, estupro e aborto no caso da menina de Alagoinha e, quem sabe, também rever sua decisão.

2 comentários:

R. Giskard Reventlov disse...

E mais uma vez, indo com a maré:

- CNBB afirma que arcebispo de Olinda não excomungou envolvidos no aborto de criança em PE

- Para CNBB, excomunhão não vale para mãe de menina estuprada por padrasto

Didier disse...

Há um ditado que diz, sabiamente , que não adianta chorar pelo leite derramado...
Enquanto os clérigos da nossa igreja continuarem achando que tem poder além da imensa maioria dos leigos mortais, tais manifestações e atitudes medievais vão continuar acontecendo.
E a igreja fundada por Cristo, cujos pilares sempre serão o amor, o perdão e a fé, vai continuar se contradizendo, se seus sacerdotes(em todas as esferas) não pararem para meditar, de maneira muito humilde, dovre o que tem levado as pessoas a loucuras inaceitáveis como esta que estamos comentando...
"Cada dia, um dia"
sem julgar e sem aceitra julgamentos...