terça-feira, 2 de junho de 2009

Catolicismo é a religião que mais aderiu à internet

http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2009/06/02/ult4213u751.jhtm

CIBELE GONELLI | Para o UOL Tecnologia
O catolicismo é uma das mais expressivas vertentes do cristianismo e também o que mais aderiu à internet. O site Meu Santo disponibiliza informações sobre a história dos santos católicos e oferece ao internauta a opção de fazer e pagar promessas pela web.

É possível enviar santinhos, pedir graças, fazer novenas e consultar mural de graças recebidas. Quando se clica na oração de um santo, aparecem na tela o texto, imagens relaxantes e toca uma música new age.

O Meu Santo foi lançado dia 6 (Dia de Reis) e tem recebido cerca de 10 mil visitas diárias. O site também monta um ranking com os santos que mais estão atendendo aos pedidos dos internautas. Em 1.º lugar está Nossa Senhora de Fátima (invocada em momentos de aflição).

Pedidos de oração ainda podem ser enviados para o site Religião Católica , onde são recolhidos e enviados para equipes de intercessores. Pelo site, também é possível acender uma vela. O Santuário de Aparecida também já entrou na era virtual. Pelo site, fieis podem pedir orações, fazer rezas com o Terço Virtual e acender velas.

Lá fora, os sites religiosos também arrastam multidões. A Igreja anglicana, por sua vez, possui uma paróquia virtual, o I-Church, onde o reverendo que está online responde diretamente ao bispo de Oxford. Já o BelifNet traz links e informações sobre várias religiões.

O site Croire —"croire" em francês significa "crer"— recebe e-mails com as orações dos católicos e cobra US$ 6,13 para acender uma vela na gruta onde a jovem Bernadette Soubirous teria presenciado aparições de Maria, mãe de Jesus Cristo, em 1858. O site já recebeu cerca de duas mil mensagens em diferentes línguas.

2 comentários:

R. Giskard Reventlov disse...

É interessante como a fé humana se expressa. Vejo essas manifestações citadas na matéria do mesmo modo que vejo as manifestações "reais".

A única ressalva seria a maior comodidade, que pelo que entendi da prática propriamente dita, vai de encontro com a realidade da penitência, da procissão e do senso de comunidade.

Gabriel disse...

"Aonde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome estarei presente"...engraçado como o senso de comunidade realmente está um pouco esquecido...lembro quando os seguidores de Cristo sofriam para se encontrarem...para somente estarem juntos e orarem em nome de Deus...pedir perdão...e se arrepender perante a Deus...agora é somente mandar um mensagem on-line que Deus responderá...é realmente patético como o ser humano realiza sua fé...espero que não veja daqui pra frente um Delivery de água benta ou da hostia para comungar...realmente incrível a criatividade de vocês...e como ela na maioria das vezes é mal utilizada...