sábado, 16 de maio de 2009

Anjos e Demônios, as minhas impressões

Bom, penso que como o nosso tema central é o Catolicismo e sua prática inteligente na atualidade, é nosso dever escrever nossas impressões sobre o filme.

Eu ja havia lido o livro, assim como os demais livros de Dan Brown, e tinha tido uma experiência salutar com a obra como um todo. Em Anjos e Demônios especificamente tive grande elemento de identificação umas vez que as temáticas transversais, catolicismo, criptografia, história de roma, história da ciência e o conflito entre fé e ciência. Todos de grande relevância pra mim especialmente a última.

O filme se mantêm fiél ao livro, com raras exceções que modificam um pouco o final da trama, mas não compromete o conteúdo tratado como um todo.

Quanto ao posicionamento do filme frente a cultura e fé católica, tradições e mitos, e propriamente sua história (ou nossa história, como queira) que se mostra aos que não ha conhecem um tanto perturbadora (e ainda foi pouco, o filme cita apenas alguns momentos dos quais nos envergonhamos) é mantido de maneira respeitosa, e diria necessária, uma vez que o filme é um mistério de assassinato e intriga política, logo, não poderia ser alimentado por coisas belas e bons pensamentos.

Isso dito, o filme me pareceu trazer uma imagem realista dos nossos (ou não tão nossos, como queiram) bispos e cardeais, mostrando uma face errônia, iludida e deslumbrada do clero frente o conscílio e todas as consequências deste. É também citada uma dita organização secreta, Iluminati, que é citada por diversos filmes e romances que tratam de conspirações, somente rivalizando nesse aspecto com os templários e massons (muito citados nos demais livros de Dan Brown) que teria sofrido punições desumanas pela igreja medieval e declarado guerra a ireja por isso. A existência dessa organização nunca foi provada, mas punições como as citadas no fillme (e outras tão cruéis quanto) foram realmente sentenciadas por "tribunais cristãos" (existe algo mais contraditório meu Deus).

O final do filme repercute algo que vínhamos dizendo diversas vezes aqui nesse blog e na nossa experiência como Católicos particioantes e questionadores (isso sim, pura coerência), infelizmente não posso citar para nào estragar o final do filme.

Finalizando, recomendo o filme por diversos motivos, ao contrário do propagou o baixo clero, o filme não degrada a imagem do catolicismo, apenas retrata uma cituação fictícia com imagens bem realistas das personalidades de diversos dos nossos clérigos.

Agora amigos CQPistas, quero a opinião de vcs a respeito.
abraço

3 comentários:

Didier disse...

Bom.. Darei a minha assim que assistir a "película malfadada"...aguardem...

Gabriel disse...

Percebo como o homem tem sempre medo de mostra-se ou de realmente fazer verdade o que ele prega...todos vocês sempre tem como ponto que uma mentira contadada poderá servir para um bem maior no futuro...porém realmente não pensam nas consequências que isso poderá causar no decorrer dos acontecimentos...e é isso que essa história nos mostra...quantos mais se omiti algo...mais difícil fica de reverte-la mas pra frente...porque sempre fazer as coisas do jeito que cada um acha que é sua "verdade" própria...e sempre acredita-se que o martiri será o vitorioso...pode até ser mais quando a verdade realmente faz parte da sua vida...esse é o infoque da história...porque a verdade tem sempre que ser escondida e no seu lugar cria-se uma mentira para poder se ter algo que somente faz bem a uma pessoa...ou no que ela acredita ser bom para todos...dos dois lados vemos que a mentira uma hora precisa ser revelada e dar lugar a uma verdade comum...que nada mais é do que o bem de todos...e que para tudo há uma solução...desde que todos cheguem ou a maioria a um ponto definitivo...e o que vejo em relação a igreja dos homens...é que quanto mais se fala de verdade...mas ela se esconde...porém é totalmente contraditório aos ensinamentos de Jesus...aonde a verdade reina...e só ela pode realmente tornar o ser humano no que ele deve ser...

Candido e " O PARAISO" disse...

O livro como o filme deve ser tratado como ficção, embora seja embasado em alguns fatos concretos.
A nossa igreja católica realmente esconde segredos que penso jamais virem a tona. Sou católico questionador, recuso-me que me tratem como idiota, mas entre todas as religiões sou católico e me faria falta se assim não fosse. Jesus fundou uma igreja mas não denominou, pelas leituras bíblicas achamos ser a igreja católica fundada por Ele, o resto são invenções dos homens.