http://info.abril.com.br/noticias/internet/bento-16-pede-que-padres-criem-seus-blogs-25012010-4.shl
Reuters Segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 - 10h09
Em sua mensagem para a Igreja Católica no Dia Mundial da Comunicação, no último sábado, o papa, com 82 anos de idade, e conhecido por não amar computadores ou a internet, reconheceu que os padres devem aproveitar ao máximo o "rico menu de opções" oferecido pelas novas tecnologias.
"Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais -imagens, vídeos, atributos animados, blogs, sites- que juntamente com os meios tradicionais podem abrir novas visões para o diálogo, evangelização e catequização", disse ele.
Os padres, disse ele, precisam responder aos desafios das "mudanças culturais de hoje" se quiserem chegar aos mais jovens.
Mas Bento 16 alertou os padres de que não tentem tornarem-se estrelas da nova mídia. "Os padres no mundo das comunicações digitais devem ser mais chamativos pelos seus corações religiosos do que por seus talentos comunicativos", destacou.
No ano passado um novo site do Vaticano, www.pope2you.net, foi lançado, oferecendo um novo aplicativo chamado "O Papa se encontra com você no Facebook", e outro permitindo acesso aos discursos e mensagens do Papa nos iPhones ou iPods dos fiéis.
Bento 16 ainda escreve a maior parte de seus discursos à mão, em alemão, e seus ajudantes mais jovens ficam a cargo de colocá-los em conteúdo digital.
Um comentário:
Talvez esta tenha sido a melhor declaração do dito Bento até o momento, em seu pontificado.
Mostra-se como alguém antenado à comunicação do seu tempo, preocupado com a evangelização e, sobretudo, consciente do aspecto missionário das vocações.
O problema é que se destina a um percentual muito pequeno de sacerdotes que têm o que dizer sem ser incoerentes ou hipócritas...
A estes ele deveria alertar: "Pelo amor de Deus, não tenham um blog"
E o Blog do Bento?
Será que é tão atualizado quanto esta declaração?
Será que fala uma língua capaz de se fazer entender pelos que navegam?
Ou também é só frase de efeito, hipócrita e incoerente?
O tempo dirá...
Postar um comentário