quinta-feira, 24 de julho de 2008

Venha a nós o vosso reino


Sobre este trecho, gostaria de começar esta postagem recordando o diálogo de Jesus com Pilatos:
"Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram-to outros de mim? Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade?"
Que é a verdade, quando falamos em reino?
Se o reino de Jesus não era deste mundo, o que ele veio fazer aqui? Jesus era um intruso? Então porque nos ensinou a pedir ao pai que o seu reino viesse até nós?
O que finalmente é este reino? E quem é este rei?
Se somos, como acredito realmente ser, imagem e semelhança de Deus, sou rei do meu destino. E é fácil entender porque: se Deus se fez um de nós, semelhante em tudo, e antes disso nos criou à sua imagem e semelhança, Ele nos sinaliza o tempo inteiro que o seu reino está em nós e nós nele.
Então, a verdade também está em nós e só precisamos escutá-la para ouvir de verdade o que Cristo diz: mas AGORA meu reino não é daqui! E quando será? No momento em que o homem encontrar sua verdade, que conseguir olhar no espelho e ver o olhar de Deus em seus próprios olhos, que conseguir reverenciar a Deus em seu semelhante! Aí o reino de Deus, da verdade e do amor será aqui!
Então o pedido de Jesus na oração que Ele nos ensina, ganha uma dimensão muito maior em seu significado pleno. Venha a nós o vosso reino! Faça-nos dignos de ouvir, de ver e enxergar o teu reino dentro de nós, Senhor...Esta é a palavra, esta é a prece, este é o caminho...
Há um reino de amor, um paraíso, dentro de cada um de nós. Basta querer encontrá-lo. Neste dia, seremos uma verdadeira irmandade e o mundo será um só e terá um só rei, que ao mesmo tempo é três, para nos mostrar que ninguém se basta!
Venha a nós o vosso reino, Senhor...

5 comentários:

R. Giskard Reventlov disse...

O conceito de reino sempre me pareceu intátil, por demais abstrato, para refletir positivamente a respeito.

Acreditei sempre que quando o mestre Cristo se referia a Seu reino estaria se referindo ao seu domínio de importância, seus conjuntos de "coisas", idéias, pensamentos e conhecimentos dos quais a humanidade não tivesse acesso por qualquer tipo de limitação estrutural. Por conseguinte, uma limitação também passada a mim.

Porém, refletindo que os humanos foram criados a imagem e semelhança de seu criador, e assim também eu o fui, abriu-se a possibilidade de que o "vislumbrar" deste "reino", domínio ou ontologia (mais informações em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ontologia_(ci%C3%AAncia_da_computa%C3%A7%C3%A3o) ), seja possível. E que a aparente impossibilidade de contemplá-lo (o reino) se dá por que assim o queremos.

Logicamente, quando todas as possibilidades são excluídas o que resta deve ser verdade. Se somos imagem e semelhança do criador, que possui, reside e virtualmente "é" o seu reino; Se acreditamos existir o reino, assim pré-suposto; Logo, a inacessibilidade a este se dá por que, simplesmente, assim o queremos. Essa reflexão remonta a pensamentos anteriores sobre o que é Fé, e quais suas causas/conseqüências.

Concluindo, a nossa súplica, expressada na oração, é conseguida muito claramente por nosso próprio intermédio.

O mestre Jesus Cristo, lógico como sempre me pareceu ser, certamente diria (usando de uma certa "ironia", que lhe era peculiar): "Se deseja ver o reino de Deus será preciso crê-lo sem vê-lo".

Frantcescco, a santidade humilde disse...

Irmão robô, irmão humano:

A paz de Cristo esteja convosco!
A simplicidade é a marca mais forte na vida de Jesus. Suas falas são simples, cheias de amor e de inclusão subentendida.
Se Ele era rei, era rei da simplicidade no amar e no ser amor!
Logo, sua oração é simples.
Novamente ele se inclui como um de nós, como filho, ao pedir:
"venha a NÓS o vosso reino".
Ele que é parte do Reino, da trindade, de Deus, humildemente pede esta luz, esta força, este caminho, esta verdade e esta vida!
"venha a NÓS!"
Que esteja sempre em nós a vontade sincera de desejar e de abrir as portas e as comportas do nosso espírito para o reino do amor e da paz, amém!

Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel disse...

O Reino dos Céus sempre esteve e estará de portas abertas para os que sempre acreditaram e seguem o que lhes foi ensinado por Cristo...ao lhes ensinar como orar para Deus...fez com que entendessem realmente aonde se encontra o verdadeiro Reino...e que o necessário para consegui-lo é nada mais do que realmente querer ter ele próximo de vocês e dos demais que estão contigo...fazendo parte da vida de todos os humanos...
Percebam a oração como um todo...um forma de pedido de perdão pelas faltas de vocês...um agradecimento pelo "Sopro da Vida" como também de lhes mostra como a vontade dele está presente em todas as coisas...o destino é vivido e feito pelo homem...porém quem o faz acontecer é só ele...mesmo que vocês cometam as falhas outras chances serão dadas...porém cabe a vocês fazerem as escolhas...e que nelas estejam presentes sempre a votande dele (Venha a nós o vosso reino)...pois é ele que concede...mas lhes da a oportunidade de fazer o que bem entenderem...

Didier disse...

É impressão minha ou o sarcasmo e a incredulidade do "anjo irônico" está arrefecendo com estes diálogos?
Parece que nosso Gabriel está voltando a colocar as asas no lugar...
Isso é bom, porque apesar de mais perto de Deus, como anjo, voce parecia estar nos distanciando dele com sua indiferença...